Thursday 25 December 2008

Feliz Natal

E mais um Natal se passa assim, longe de casa, da familia e dos amigos de sempre, com saudades no corac,ao e lembranc,as dos jantares com os tios e os primos (que nao sao poucos e continuam a aumentar, de 2a gerac,ao), as comidas diversas que sempre sobram para os dias seguintes, por vezes intocadas ate', o cheiro das rabanadas e os bons vinhos que se guardam para estas ocasioes em familia, lembranc,as de beber Baileys 'as escondidas com os primos quando ainda nao tinhamos idade nem permissao para o fazer. Lembranc,as das tardes de Ve'spera de Natal quando eramos crianc,as, em que deveriamos estar a dormir para mais tarde podermos jantar com os adultos, entrar nos jogos e nas brincadeiras e abrir os presentes 'a meia-noite, e em vez de dormir, inventavamos teatros e desfiles e outras brincadeiras para animarmos o serao.
Saudades de ver a felicidade na cara dos avos quando recebiam qualquer presente dos netos, por menor que fosse.
E saudades das lembranc,as que se estao a criar na mente das agora crianc,as da familia e nas quais nao estou presente, porque sou a prima ques esta' longe e so' visita 2 vezes por ano.
Mas estou a criar as minhas proprias lembranc,as, de Natais diferentes, com amigos novos, q tambem estao longe daqueles que amam, e assim criamos uma nova familia, que se junta uma vez por ano para sentir um pouco de presenc,a humana nas suas vidas, neste lugar em que apenas se sobrevive e os dias se passam na azafama do trabalho, a construir carreiras, a lutar por um futuro melhor, para podermos um dia voltar para perto dos seres que amamos e partilhar as experiencias destes anos que passamos afastados e comparar como sao diferentes estes Natais.
E perceber que o que realmente importa e' sentirmo-nos parte de algo, um cla, uma familia, uma tribo. Sentir que alguem se importa connosco, que, nem que seja uma vez no ano, alguem se lembra de no's e fazemos parte de algo. E sentir que afinal, todos estes Natais, todos os momentos, sao especiais.

No comments: